terça-feira, 1 de julho de 2014

Capitães da Areia - Jorge Amado

Como a maioria das pessoas sabe, esse ano é ano de vestibular pra mim. Além do tradicional ENEM, pretendo prestar Fuvest, Unicamp e etc. (Tem que tentar tudo, em algum lugar eu devo passar!) E pra isso eu comecei a ler alguns dos livros da lista dos vestibulares independentes. 
São 9 livros nessa lista, e eu li 3 até agora. (O 4° está em andamento!) 



Um dos que eu li foi Capitães de Areia, do Jorge Amado, e comecei a lê-lo cheia de receios... Meu pai, com quem sempre converso sobre leituras, não gosta do escritor e eu tenho sérios problemas com "clássicos" brasileiros. Isso, porque geralmente sou abrigada pela escola a ler esses livros e ser obrigada a ler alguma coisa faz todo o meu espirito de leitora ir embora. 
Mas quando comecei a ler Capitães, foi outra história... Nunca pensei que fosse gostar tanto! 

Créditos à mim, porque essa foto linda fui eu que tirei! 

Ele vai contar a história de vários meninos de rua da Bahia, conhecidos como "Capitães da Areia", que vivem por si em um trapiche abandonado. Como são de rua, acabaram por ter que aprender sozinhos sobre as coisas da vida, sem bons exemplos no início de suas respectivas jornadas não lhes foi possível chegar a bons aprendizados, eles furtam, estupram, fazem serviços de má conduta para outras pessoas, entre diversos outros tipos suspeitos de trabalhos. 

Mas o fato é que no fim das contas, são apenas crianças, pois o mais velho não chega a ter 15 anos de idade. Durante a história isso fica bem claro através do desejo que os meninos demonstram em ter uma mãe, ter família, serem amados, terem a atenção que toda criança deve ter.
Uma das coisas mais interessantes é que eles não deixam de ter sonhos, um quer ser padre, outro pintor, tem um que quer ser ativista e até mesmo um que sonha em fazer parte do bando de Lampião! E pra mim, uma das partes mais emocionantes foi o final, onde eles começam a seguir seus próprios caminhos.

Jorge Amado

Eu sei que falando assim parece um pouco bizarro, pesado até, mas é lindo! É lindo como o escritor mostra o lado de criança deles, é lindo como eles tem sentimentos verdadeiros, é lindo como cuidam uns dos outros e como se importam com certas coisas, como se fossem adultos, mas não porque querem parecer maduros e sim porque a vida os obrigou a chegar a esse ponto. 

É tudo lindo, mas nada se compara a escrita do Jorge Amado, pela qual eu me apaixonei. Ele tem uma certa delicadeza e seu modo de escrever é muito simples, além de nos fazer sentir também tudo aquilo que os personagens estão sentindo.

Tem quem diga que os livros dele são todos iguais, de temática e histórias parecidas e pode até ser que eu ache isso quando ler algum outro. Mas, independente de qualquer coisa, esse é maravilhoso e ganhou (além da minha admiração, 5 estrelas.

É isso aí, espero ver vocês na próxima... 

Até mais!